Tomografia Computadorizada De Feixe Cônico Usado Na Odontologia

A tomografia realizada no âmbito da odontologia é denominada de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico ou Tomografia Cone Beam, neste método a imagem é reproduzida a partir de raios X que alcança todo o complexo maxilo mandibular em qualquer um de seus três eixos de espaço.

O exame tem um custo mais baixo do que os outros métodos de tomografia, de tamanho compacto que se assemelha com o equipamento de radiografia panorâmica convencional. Há dois principais constituintes do Cone Beam que estão localizados nos extremos contrários da cabeça que emitem os feixes de raio X .

O aparelho executa um giro de 360° em torno do paciente, uma grande vantagem do equipamento é a possibilidade de em apenas uma imagem. A tomografia Cone Beam tem como grande diferencial procurado pelos dentistas a alta qualidade das imagens e grandeza dos detalhes.

Esse tipo de tomografia está muito ligado no auxílio de análises para a implantodontia, porém pode ser utilizada em variáveis situações como na localização dos elementos dentais inclusos, avaliação do grau de reabsorção radicular de dentes adjacentes a caninos retidos, avaliação da relação de dentes inclusos com acidentes anatômicos, auxiliar no diagnóstico e delimitação das lesões patológicas e etc.

Fonte: ARTIGO POR COLUNISTA PORTAL – SAÚDE

Compartilhar: